Ferramentas essenciais para ter em casa

Ferramentas essenciais para ter em casa

É fato que nossa casa sempre precisa de manutenção e reparos, não é mesmo? Isso porque existem diversos problemas que muitas vezes surgem apenas em decorrência do uso, como a necessidade de troca de chuveiros, trocas de lâmpadas e outras ocorrências cotidianas. Por isso, é sempre importante saber quais ferramentas ter em casa para sanar esses pequenos problemas.

Por isso, hoje em nosso Blog, listamos algumas ferramentas essenciais para compor um kit de emergência e se ter sempre à mão, principalmente para quem está se mudando ou se preparando para o período pós-mudança, quando ainda pode ser necessário fazer uma série de ajustes.

Essa talvez seja a ferramenta que todos pensam quando falamos desse assunto. É uma ferramenta essencial porque pode ajudá-lo a realizar algumas das tarefas mais fáceis do dia a dia. Por exemplo, o martelo é fundamental quando se precisa pendurar algo na parede, ou mesmo tirar pregos de algum móvel.

No mercado podemos encontrar dois tipos de martelos mais comuns. Um é o de unha, que é mais apropriado para tarefas como retirar pregos. O outro é útil para quem precisa aplicar rebites e materiais metálicos. Simplificando, é uma das ferramentas domésticas fundamental, sem dúvida.

  • Alicate

Semelhante ao martelo, o alicate também é extremamente importante ter nesta coleção de ferramentas domésticas. Você pode escolher entre a maior variedade de tamanhos e, para qualquer finalidade, haverá um que o ajudará a realizar a tarefa com mais eficiência.

No entanto, não se assuste! No mercado podemos encontrar o modelo universal, que é o modelo sugerido. Isso se deve ao fato de que com ele é possível realizar tarefas como apertar porcas, cortar, desencapar fios, torcer, e muito mais.

  • Chaves de fenda e Philips

A chave de fenda e a chave Philips são duas excelentes ferramentas domésticas. A chave de fenda é usada para afrouxar ou apertar parafusos, sendo útil em variadas situações. No mercado existem chaves de fenda de diversos tamanhos e em muitos casos, são vendidas em jogos.

A chave Philips também tem o mesmo objetivo, porém é uma chave mais específica, pois consegue trabalhar com parafusos que possuam o formato “X”.

  • Chave combinada e chave inglesa

No caso da chave inglesa, é uma ferramenta composta por uma boca ajustável. Ou seja, perfeita para serviços como a substituição de válvulas e canos em instalações hidráulicas e reparos automotivos.

A chave combinada pode ser usada em ambas as extremidades. Isso se deve ao fato de que é tipicamente formada por uma chave fixa de um lado e uma chave estrela do outro. Semelhante à chave inglesa em termos de utilidade, embora não seja regulável. Por isso, além de ser mais uma ferramenta para se ter em casa, pode ser interessante mantê-la no automóvel.

  • Parafusadeira e furadeira

Além das ferramentas mais básicas, a furadeira e a parafusadeira são outros dois itens essenciais para se ter em casa. No entanto, como são ferramentas mais caras, não é tão essencial ter em seu kit de emergência. Porém, podem facilitar muitos outros serviços, principalmente para encurtar a duração dos processos.

Você pode perfurar quase todos os tipos de superfícies, do mármore à madeira, com uma furadeira. No caso da parafusadeira, como o próprio nome indica, a função é facilitar tirar e apertar parafusos. Atualmente, várias marcas vendem uma furadeira e uma parafusadeira no mesmo produto. Ela auxilia na montagem e remoção de móveis, fixando itens decorativos como quadros e objetos e furando superfícies com precisão.

  • Outras ferramentas para ter em casa

Abaixo separamos alguns itens importantes pra se ter em casa que auxiliam nesses pequenos reparos:

Tesoura: Possivelmente a ferramenta mais comum em nossas vidas, pode ser usada para praticamente qualquer tarefa e se tornou indispensável.

Fita isolante: essencial para o isolamento de instalações elétricas. Para evitar riscos, procure sempre um de boa qualidade.

Veda rosca: Este produto auxilia na vedação completa de materiais de juntas flexíveis (PVC, CPVC ou metal) para reparos tubulares.

Pregos, buchas e dobradiças: são itens que nem sempre são muito duráveis, mas tê-los em casa pode evitar imprevistos e permitir reparos por conta própria.

Trena: Responsável por medir o tamanho de espaços e objetos, a trena é essencial para o cálculo de diversos processos, como calcular materiais necessários para determinado serviço.

Estilete: Conhecida por ser mais precisa que tesouras e facas comuns, essa ferramenta permite o corte mais preciso de papel, tecido e outros materiais.

Portanto, se você estiver se mudando e construindo um kit de ferramentas básico para sua casa, siga esses conselhos e ganhe tempo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA