Quando se trata de planejar uma mudança residencial, muitas pessoas ficam desanimadas. Há vários pontos importantes a serem considerados no planejamento, mas esse serviço, que à primeira vista parece ser uma grande dor de cabeça, é muito mais simples do que você imagina. Dessa forma, e com o espírito de ajudar, compilamos esta lista para garantir que você não cometa nenhum dos erros mais comuns na hora de se mudar.
Sumário
Não estar organizado
Para garantir que a mudança ocorra da maneira mais direta, prática e segura possível, é fundamental que você planeje com antecedência. Separe as caixas de papelão e sacolas para embalar objetos em quantidade maior do que a estimada como satisfatória. Os objetos de valor e documentos precisam ser transportados com você, para evitar que sejam extraviados no decorrer da mudança.
Não fazer um inventário dos itens
Fazer uma lista de todos os itens que serão transportados permite que você tenha um acompanhamento de tudo o que chegou ao novo local, e qualquer eventual extravio pode ser reivindicado com mais objetividade e certeza.
Não estudar os novos cômodos
Se você deseja reinstalar seu sofá favorito ou as cortinas da sua sala, por exemplo, não vai adiantar se esses e outros itens que você gosta não sirvam no local para onde você vai se mudar. Meça previamente os cômodos e os móveis que deseja trazer e decida onde colocará cada item em sua nova casa.
Objetos de primeira necessidade não serem separados.
Ao chegar na sua nova casa, é bom ter alguns itens básicos à mão, como remédios, toalhas, roupas básicas e alguns itens de higiene, como fio dental, escova dental e sabonetes. Levar um saco com esses pertences, que você já pensou e separou, vai te aliviar do estresse de perdê-los no emaranhado da mudança.
Não contratar uma empresa de mudanças
Mudanças grandes exigem processos logísticos maiores e mais confiáveis. Por isso, se sua mudança for mais difícil e você tiver muitas coisas para mover, evite usar fretes ou empresas que não confiáveis. Investigue e analise as empresas de transporte mais conhecidas do mercado.
Não solicitar atualização dos serviços
Você já imaginou chegar em uma nova casa ou apartamento e não ter acesso a luz ou água? Examine as condições elétricas e hidráulicas do local bem antes do dia da mudança para evitar esse contratempo. Faça contato com empresas que prestam serviços públicos essenciais e solicite que ativem o que estiver faltando. Outra coisa a lembrar é verificar a tensão das correntes elétricas em cada ponto da casa para garantir o bom funcionamento dos eletrodomésticos.
Não atualizar seus registros
Se você sair de casa e não notificar as empresas com as quais tem relação comercial, suas contas e encomendas continuarão chegando ao seu antigo endereço. Por isso, é fundamental atualizar seus cadastros em lojas, prestadores de serviços (como luz, água e telefone), sites de comércio virtual, bancos e outros locais. Se você decidiu cancelar a assinatura de jornais ou revistas, não adie o cancelamento do contrato: entre em contato com a empresa imediatamente e você estará livre de mais uma tarefa fácil de resolver.
Se você ficar longe desses descuidos, o processo de reorganização o aliviará de muitas dores de cabeça.