Mudança pode ser um pouco estressante não somente para as pessoas, mas os pets também sentem os efeitos do processo.
Um meio de ajudar seu pet é planejar essa transição antes de iniciar a fase de empacotamento. É muito importante que os pets recebam atenção durante a mudança.
Hoje em nosso BLOG, daremos algumas dicas para tornar esse momento tranquilo e agradável para todos.
Sumário
COMO FAZER A ADAPTAÇÃO ANTES E DEPOIS
Inicie a preparação da mudança do seu animal de estimação dias antes. Verifique com o veterinário a melhor forma de transportar e evitar possíveis dificuldades do pet com o novo lar.
Como essas dicas básicas, seu amigo terá uma viagem tranquila. Continue lendo e confira!
APRESENTE, SE POSSÍVEL, O NOVO AMBIENTE ANTECIPADAMENTE
Se possível, apresente o novo local ao pet com antecedência. Isso fará com que ele se acostume mais rapidamente ao novo cenário.
Leve seu pet ao novo lar, deixe que faça o reconhecimento e passeie pelos cômodos. Leve objetos conhecidos dele para que entenda que o local não é nenhuma ameaça pra ele.
EVITE MOVIMENTAÇÃO EM EXCESSO PERTO DO PET
O excesso de movimentação, pode estressar o seu pet. Então, deixe que fique um cômodo isolado da casa até que a mudança seja finalizada e, depois, faça o transporte do pet, juntamente com seus pertences.
CUIDE DO TRANSPORTE
Para efetuar o transporte do seu animal de estimação é necessário se atentar a alguns detalhes. Se atente para que a viagem do pet seja tranquila, pois fará toda a diferença ao chegar no novo lar.
Utilize uma caixa de transporte ventilada e do espaço adequado para que o seu animal de estimação possa fazer suas necessidades fisiológicas. No caso de ter mais de um pet, cada um precisar ter a sua caixa. ´
Faça adaptações necessárias no carro, se necessário, e evite dar muito alimento antes da viagem para evitar enjoo. Ainda pode optar por contratar uma empresa especializada para efetuar o transporte do pet adequadamente.
DEIXE O AMBIENTE CONFORTÁVEL PARA RECEBÊ-LO
O seu pet precisa se sentir em casa, então na casa nova deixe tudo confortável. Não lave os pertences do pet. Se sentir o cheiro familiar, se sentirá bem e terá uma ótima adaptação.
NÃO ALTERE A ROTINA DO PET
Se já existe a mudança de casa, evite mudar também a rotina do pet. Ele está acostumado com seus horários e pertences e mudanças drásticas podem afetar seu bem-estar. Se precisar, fazer mudanças, faça aos poucos para que não sinta tanto.
OBSERVE O COMPORTAMENTO DO SEU PET
No decorrer do dia a dia, é indicado ficar atento a algumas possíveis mudanças no seu comportamento, tais como:
- Ansiedade
- Estresse
- Desobediência
- Falta de apetite
- Agressividade
- Timidez e outros
Para reduzir os riscos desses sintomas aparecerem, brincadeiras e carinhos são sempre bem-vindos.
Além disso, os passeios são essenciais para que tenha uma vida tranquila e sem estresse.
LEVE SEU PET AO VETERINÁRIO
Leve seu pet ao veterinário antes e depois da mudança. Com esse cuidado a saúde mental e física do seu pet estarão em dia.
CONCLUSÃO
Para facilitar a familiarização do seu pet com o novo lar, é de suma importância um planejamento. Então, tenha paciência e tranquilidade para conduzir o processo de forma que seu pet se acostume com a situação.